Como Mudar o Mundo com 1 Hora de Programação

Ei você, programador, isso, você mesmo! Sabia que o conhecimento que você possui pode mudar o futuro de uma criança? Não só de uma criança, mas provavelmente de toda a nossa sociedade. Como? Continue lendo para entender.

Introdução

O uso do conhecimento como agente de mudança está diretamente ligado a minha história, por isso vou contar um pouco dela para você entender melhor. Como a maioria das crianças, ia para a escola sem muita expectativa, tinha que tirar boas notas para conseguir entrar em uma boa faculdade e conseguir um bom emprego, na verdade achava isso muito chato, quando criança sonhava em construir robôs e naves e explorar o inexplorado. Minha mãe e meus irmãos se recordam das invenções e experimentos que fazia, as vezes sem me dar conta do perigo hehehe. Na escola, esses sonhos pareciam extremamente distantes, e estava aceitando que precisaria encontrar um bom emprego e ficar nele até aposentar.

Acontece então que, em meados de 2004, já no 1º ano do ensino médio, um grupo de jovens entra na sala de aula, pedem licença ao professor e apresentam um projeto que ensinaria empreendedorismo e responsabilidade sócio ambiental, todos os dias após o horário de aula até o fim da tarde, nos convidaram a preencher uma ficha para fazer parte do projeto, era o Programa de Jovens da Casa da Reserva da Biosfera. Você já deve imaginar a reação de uma turma ansiosa em ir para a aula de educação física, fui um dos poucos que pegaram a ficha, mesmo achando aquele pessoal meio maluco.

No outro dia fui conhecer a tal Casa da Reserva da Biosfera, ou Casinha como mais tarde carinhosamente chamaria, era um lugar diferente da escola com métodos de ensino muito mais evoluídos que compartilharei com você em uma próxima oportunidade, lá me mostraram uma caixa metálica encardida e barulhenta, com um teclado, um mouse e uma tela colorida meio esverdeada, foi meu primeiro contato com um computador, e aquilo criou um novo universo para mim. Não via a hora de sair da escola e ir para a Casinha explorar o desconhecido em uma tela de 800 por 600 pixels, explorei e aprendi tanto que em 2005, em parceria com amigos que vou ter para o resto da vida, ganhamos um concurso da Bovespa fazendo um site educacional interativo no antigo Macromedia Flash 4, que aprendi a usar sozinho naquela tela esverdeada. Foi o divisor de águas, antes sem expectativas profissionais para o futuro e agora com a certeza absoluta que estava no caminho certo, a partir de então minha carreira explodiu e hoje estou em uma grande empresa fazendo o que gosto, transformar problemas em soluções através da programação.

Ainda não estou satisfeito, todos os dias penso que devem existir outros jovens sem expectativas hoje, talvez se eu pudesse mostrar para eles um pouco do universo que descobri. Pensando nisso acabei encontrando o projeto hora do código, que ficou famoso por fazer o presidente americano, Barack Obama, e muitos artistas e famosos, escreverem suas primeiras linhas de código. Em dezembro, milhares de voluntários ao redor do mundo vão ensinar programação para crianças durante uma hora, eu vou participar e estou escrevendo isso para te convidar a participar também.

Essa hora de programação pode dar origem a um futuro que nunca imaginamos, onde os problemas que temos hoje serão transformados em soluções. Você não precisa ser um expert para ensinar, basta se dedicar por apenas uma hora e você ajudará a mudar o mundo. Seja voluntário clicando no link abaixo:

https://code.org/volunteer

P.S.: Hoje existem 13.032 professores no mundo esperando pela ajuda de um voluntário para a hora do código, e apenas 3.962 voluntários registrados, você pode mudar isso sendo um voluntário por apenas uma hora e inspirando os estudantes a conhecer o mundo da computação. Acesse: https://code.org/volunteer

comments powered by Disqus